Sobre Nós
Quem são as caras por trás da Sá Nogueira Ceramics? Conheça os mestres artesãos que mantêm viva a tradição da azulejaria portuguesa.
José Sá Nogueira
Nasce em São Pedro de Penaferrim, Sintra. A sua infância é marcada pelas brincadeiras que levam à descoberta dos mecanismos de funcionamento dos carrinhos de corda que desmontava e montava durante longos dias de aprendizagem e revelação.
Desde 2012, o trabalho do Atelier Sá Nogueira é feito a quatro mãos. A vida pessoal cruza-se com a vida profissional e o atelier é invadido por uma explosão de cor e criatividade que nasce da participação da sua mulher no trabalho artístico do atelier.
O trabalho do atelier representa uma linha histórica evolutiva desde as técnicas da produção azulejar do século XVI, até ao elemento simbólico do azulejo aos dias de hoje. Entre o tradicional e a inovação, o azulejo, tão característico da história e identidade portuguesa, confere uma singularidade enquanto produto de revestimento, elevado ao expoente de arte singular nos quatro cantos do mundo.
Amélia Sá Nogueira
Nasce no seio de uma família com uma forte presença feminina e cresce fascinada pelo ritmo cadente do trabalho manual nas rendas, bordados e tapeçarias que surgem como por magia das mãos da mãe e da avó.
No trabalho do atelier colabora nas várias fases do processo cerâmico ligado à azulejaria e, mais tarde, desenvolve coleções próprias trabalhando diferentes técnicas e pastas que vão do barro vermelho, grés à faiança.
Defende que a divulgação, valorização e conhecimento são elementos fundamentais no trabalho cerâmico. Nesse sentido, desenvolve um trabalho de investigação histórica do azulejo século XVI, trabalho esse que vai enriquecer o valor simbólico, a memória e identidade do azulejo criado no atelier.
Conjuga o trabalho desenvolvido no atelier com a divulgação da cerâmica para diferentes públicos, quer seja através do trabalho com escolas, ações de formação ou em projetos culturais virados para públicos mais vastos.